AQUI VOCÊ ENCONTRARÁ RECEITAS PARA FAZER SEUS PRÓPRIOS COSMÉTICOS NATURAIS
 



Esfoliante para o Rosto



Ingredientes

1 colher de chá de café 
1 colher de chá de azeite de oliva
1 colher de chá de óleo de argan
2 gotas generosas de mel

Modo de fazer

Misture todos os ingredientes, aplique no rosto massageando com movimentos circulares, ascendentes e delicados. Enxague. 


Sugestões e Variações

O café pode ser substituido por açúcar orgânico para uma esfoliação mais potente.

 

Desodorante


Ingredientes

150 ml de leite de magnésia 
30 gotas de óleo essencial de lavanda. 

 

Modo de fazer

No próprio frasco do leite de magnésia acrescente o óleo essencial. Agite bem antes de usar.

 

Sugestões e Variações

O óleo de lavanda pode ser substituído pelo óleo de melaleuca (tea tree).
A aplicação pode ser feita com algodão ou burrifador. Caso tenha algum frasco vazio com burrifador, você pode reaproveitá-lo. No dia a dia o burrifador é muito prático.
 


 
Esfoliante para o Corpo
 
 
Ingredientes
 
4 colheres de sopa de açúcar orgânico
1 colher de flor de sal ou sal grosso triturado 
2 colheres de sopa de óleo vegetal (argan, amêndoa, macadâmia, oliva, avelã, girassol ou coco)
3 gotas de óleo essencial de lavanda, laranja doce ou limão siciliano (da sua escolha!)
 
 
Modo de Fazer
 
Misture todos os ingredientes e aplique suavemente no corpo em movimentos circulares. 

 
 
Saiba mais!
 
Óleo Essencial de Lavanda: 

Indicado tanto para pessoas agitadas como deprimidas, o óleo essencial de lavanda traz para o seu usuário a estabilidade mental e física necessária para viver bem. Tem ação no sistema nervoso, que ajuda a tranquilizar, a dar lucidez e paciência.

Com ação sedativa no sistema nervoso central, a lavanda é antiestresse, ajuda a relaxar a mente, combate a insônia, acalma a angústia, é eficaz em casos de traumas/choque, sossega os bebês. Controla as emoções com a conquista do equilíbrio mental, que harmoniza os sentimentos e traz consciência.

Nas mulheres, é útil para controlar a TPM aliviando os seus sintomas. No trabalho de parto, relaxa a parturiente. Na menopausa controla as emoções dando mais paciência para a mulher enfrentar a nova etapa da vida.

 
Óleo Essencial de Laranja Doce: 

o Óleo Essencial da Laranja Doce é um dos óleos essenciais que remetem à infância.  Essa digressão que ele proporciona ao seu usuário, traz sentimentos que muitas vezes ficaram esquecidos com o ato de crescer e tornar-se uma pessoa madura. Retomando os sentimentos mais pueris o usuário reconquista a capacidade de adaptar-se ao meio em que vive, sem temer, mas sim com confiança de enfrentar as coisas novas que a vida apresenta. A confiança desencadeia uma série de benefícios, como a despreocupação, uma pessoa confiante não se preocupa com o que está por vir, ela reage e sabe que é capaz de enfrentar os desafios. Livre de preocupações a mente se acalma.

Ao despertar a criança interna, há a suscitação da criatividade que estava inutilizada ou esquecida; sendo aliado de pessoas muito sérias, que reprimem sentimentos ou sofreram algum tipo de bloqueio. A criança despertada, ainda, traz consigo o bom humor, o otimismo, o entusiasmo, a alegria e a esperança.

Seus usos são para pessoas insones, imaturas, que tem dificuldade em ajustar às transformações da vida (especialmente, as mais teimosas e tradicionais).

 
Óleo Essencial de Limão Siciliano:
 
Seu aroma cítrico limpa e estimula a mente, deixando-a mais apta para concentrar-se, para organizar-se, tomar decisões e com a memória mais forte. Tonifica a pessoa que está com estafa mental e física. Apesar de soar muito na racionalidade, o óleo essencial de limão não descarta “a voz do coração”; aliando a razão e emoção ajudando em momentos de raiva, conflitos emocionais, períodos de estresse e isolamento social. É um óleo que melhora o humor, que dá leveza e vivacidade à pessoa que usa, permitindo que ela consiga enxergar as oportunidades da vida, sendo excelente para momentos de tomada de decisão.
 
 
 
Máscara de Argila Amarela
 
Argilas são minerais naturais que se formam a partir da degradação e decomposição de rochas, graças à eventos da natureza (como chuvas, ventos, processos de decomposição de animais e vegetais). Suas diferentes colorações estão relacionadas à composição de minerais que contém em cada uma delas, assim como, esta composição determinará quais são suas qualidades e propriedades terapêuticas.

Rica em silício (excelente catalizador da formação de colágeno), a argila amarela é apropriada para todos os tipos de pele, em especial as mais delicadas. Seu uso proporciona rejuvenescimento, aumento da elasticidade da pele e diminuição de rugas.  

Puro Gel de Aloe é um veículo-ativo, nutritivo, com capacidades emolientes, hidratantes e cicatrizantes, rico em enzimas e aminoácidos. Potencializador dos benefícios da argila, é excelente para compor uma máscara.
 
Ingredientes
 
1 Colher de sopa de argila amarela,
20 ml de Puro Gel de Aloe ou de água mineral e
3 Gotas de óleo essencial de Tea tree (pode ser substituído por óleo de Lavanda ou Calêndula).  


Modo de Fazer
 
Em um recipiente de louça ou vidro (não usar plástico ou acrílico) misture a argila o gel de aloe (ou água) e o óleo essencial escolhido.
Mexa até que uma mistura homogênea se forme. Deixe descansar por 20 minutos. Após o descanso, aplique no rosto e deixe agir por cerca de 15 minutos.
Remova completamente com água corrente.

Veja mais:
Argila Amarela - Cativa Natureza - 100g
Puro Gel de Aloe - No Poo – Livealoe – 210ml
Óleo Essencial de Tea Tree/Melaleuca - Arte dos Aromas - 10ml

Óleo Essencial de Tea Tree - Cativa Natureza - 10ml
Óleo Essencial de Lavanda - Cativa Natureza - 10ml
Óleo essencial de Lavanda – Livealoe – 12ml
Óleo Vegetal de Calêndula - Arte dos Aromas - 30ml



 

 
 Condicionador 
 

Ingredientes

90 ml de gel de aloe vera 
10 ml de óleo de argan ou de azeite 
12 gotas de óleo essencial de ylang ylang ou Laranja Doce ou Lavanda


Modo de Fazer

Misture os ingredientes em um recipiente higienizado até que formem uma emulsão. 
Aplique nos cabelos, evitando a raiz e desembarace com os dedos. Para condicionar, espere por 5 minutos e enxágue. Para uma hidratação mais intensa, deixe agir por 1 hora e enxague. Se quiser pode manter um pouco do produto e deixar secar naturalmente.
Cabelos cheios de brilho e liberado para no e low poo!